Os dois destaques de 2015 na teledramaturgia.

Com o ano de 2015 praticamento no fim, já é possível fazer uma análise sobre oque aconteceu de melhor na televisão brasileira neste ano que acaba.

Não podemos dizer que 2015 tenha sido um dos melhores para as emissoras de televisão no quesito qualidade, com programas que se destacaram e/ou que apresentaram coisas novas para os telespectadores, mas podemos pontuar dois que em meio a inúmeros produtos se destacaram.

2015 pode ser definido como o ano em que a Rede Globo não conseguiu fazer com que nenhuma de suas novelas das 21 horas emplacasse.  Esse que seria o principal horário da emissora, foi também o seu pior “pesadelo”.

Na contrapartida, a “salvadora da pátria” da teledramaturgia da emissora foi uma produção das 23 horas. “Verdades secretas”, foi a única produção da Rede Globo que disse a que veio, com uma história forte porém bem embasada, conquistando não somente boa parte do publico, mas também da crítica especializada.

verdadessecretas_logo

“Verdades secretas” fugiu do esteriótipo que a Globo resolveu adotar este ano – talvez seja por isso o sucesso da trama – onde na maioria de suas novelas foram adotados clichês dramatúrgicos grandemente batidos, como busca de paternidade; violência urbana; preconceito sexual e/ou racial; etc… Sem falar que grande parte de suas histórias se passaram em favelas; sejam elas verdades ou fictícias.

Outro fator inegável que contribuiu para o “fracasso” das novelas das 21 horas da Rede Globo foi curiosamente um folhetim de outra emissora.

Os-Dez-Mandamentos.jpg

“Os Dez Mandamentos” , novela da Rede Record foi inegavelmente o folhetim do ano, conseguindo arrebatar uma legião de fans por todo o Brasil, fazendo com que a até então emissora líder no horário buscasse meios para fugir do embate direto com a novela.

A novela alçou seu protagonistas ao status de grandes estrelas, dominando capas de revistas e matérias nos principais jornais nacionais e internacionais.

Com um enredo forte e bem desenvolvido, “Os Dez Mandamentos” chegou de mansinho e aos poucos se tornou a melhor novela e com a melhor repercussão do ano, feito este que nem os mais otimistas poderiam prever.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s