Nova série da HBO explora fanatismo religioso e não teme rejeição na América Latina.


maxresdefault (3).jpg

A HBO lança neste domingo (24) a produção mexicana “Deus Inc.”, que promete mexer em uma ferida muito sensível, principalmente nos dias de hoje: o fanatismo religioso. “A palavra-chave da série é fanatismo”, explicou o protagonista Rafael Sánchez Navarro em entrevista na Cidade do México.

 ” É trágico que a fé seja explorada por alguns para seu próprio benefício”, diz protagonista.

O ator interpreta Salvador, um pesquisador que escreveu um livro sobre um filósofo que teria criado o conceito de Deus na Antiguidade. Após passar 10 anos no Oriente Médio e descobrir a tumba do pensador, o personagem volta ao México e descobre que seu livro foi plagiado e é usado como uma espécie de bíblia de uma seita que explora os moradores de uma região carente da capital mexicana.

68v6emkv65mlcedff2fuy3sti

A nova produção latino-americana da HBO toca em um tema que é um tabu na região, a religião. Para Sánchez Navarro, discutir esse assunto é algo muito necessário. “Você não vê Hollywood falando de religião, por exemplo. É um assunto importante que deixará coisas a serem pensadas”, explicou o mexicano.

O ator acha importante falar sobre o assunto por considerar a fé algo necessário, mas vê o fanatismo como um perigo que a ronda. “Eu acredito que, como seres humanos, nós precisamos de fé para continuar. Você pode ter em você mesmo, no futuro, no destino, em qualquer coisa”, explicou.

8gz287rwus9wm1vze0ckpujvk.jpg

“É trágico e muito perigoso que a fé, tão necessária para as pessoas, seja explorada por alguns para seu próprio benefício. E olha o que o mundo está vivendo hoje por causa da palavra fanatismo, antes da religião”, disse. Ele ainda faz questão de destacar que o fanatismo é algo muito diferente de religião. “Você pode achar fanatismo até no futebol”, exemplificou.

Timing perfeito

0gb0ewmijpu7yojpyk5og237l

Produzida há três anos, a série será lançada em um momento em que as tensões religiosas estão ainda mais exacerbadas. “Acho que foi uma premonição”, brincou o ator. “Nunca achamos que a série seria lançada nesse momento em que sabemos o que está acontecendo ao redor do mundo”, continuou.

Mas ele também acredita que o fanatismo não é um fenômeno recente. “Eu acho que o fanatismo foi assim sempre. A Alemanha nazista e o Império Romano são exemplos de exploração da fé”, explicou.

Salada de temas

series_910_z1

O primeiro capítulo de “Deus Inc.” mostra que a HBO não poupou esforços para que a série fosse uma superprodução. Com cenas no deserto da Califórnia e 43 mudanças de cenário por episódio, o seriado de Santiago García teve 40 locações e não deve nada visualmente a hits do canal como “Game of Thrones” e “Girls”.

Apesar do fanatismo religioso ser o fio condutor da trama, a história tem outros desdobramentos. “O tema principal é fanatismo e as origens de Deus, mas temos 12 capítulos para contar a história”, lembrou Rafael Sánchez Navarro.

Por isso, a série ainda mostra os conflitos familiares de Salvador, que abandonou a filha e a esposa para embarcar na jornada rumo ao oriente médio, e toda a disputa entre o pesquisador e a seita que usa seu livro roubado.

À primeira vista, a impressão é de que as subtramas acabam tendo mais importância que a história principal, mas o ator garante que os escritores fizeram tudo da melhor maneira possível. “O tema se tornou muito acessível, com muitas cenas de ação, muito romance e humor”, disse o artista.

A veia religiosa e tradicional da América Latina não assusta Rafael Sánchez Navarro: para ele, “Deus Inc.” será bem recebida por aqui, mesmo sendo ácida. “Eu espero que a série seja bem recebida porque é uma história diferente, é um tema que não é falado na televisão nem no cinema”, explicou. “Temos fé de que vai ser um projeto bem sucedido.”

“Deus Inc.”
Quando: domingo, 24 de janeiro, às 22h
Onde: HBO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s