game-of-thrones-1349

‘Game of Thrones’ pode ficar sem dinheiro após Reino Unido sair da UE

Resultado de referendo impacta diretamente no financiamento televisivo, inclusive na série da HBO

Fãs de “Game of Thrones”, liguem o alerta: a série mais aclamada dos últimos anos na televisão, cuja sexta temporada termina neste domingo, corre o risco de ficar sem verba pois o Reino Unido decidiu sair da União Europeia.

Isso é o que sustenta Michael Ryan, presidente da Associação Independente de Filme e Televisão (IFTA, na sigla em inglês) britânica, em um texto publicado no site da revista Variety. Segundo ele, o resultado traz incertezas para o mundo das produções televisivas.

“Essa decisão simplesmente derrubou as nossas estruturas – hoje, não sabemos como nossas relações com coprodutores, financiadores e distribuidores vão funcionar, nem se novas taxas serão cobradas nas nossas atividades no resto da Europa ou como o financiamento das produções será arrecadado sem qualquer aporte das agências de fomento europeias”, desabafou.

De acordo com Ryan, o Reino Unido tem contribuído de forma “vibrante” para o financiamento do setor, e a sua saída da União Europeia seria “devastante”.

E onde entra “Game of Thrones” nessa história? A série da HBO é rodada, entre outros lugares da Europa, na Irlanda do Norte, um dos países do Reino Unido. Assim, ela não estaria mais apta a receber investimentos do fundo da União Europeia, justamente uma das suas maiores fontes de recursos.

A saída, porém, só deve se concretizar em dois anos – ou seja, por volta de 2018, tempo de sobra para os fãs fazerem figas e torcerem por um final feliz.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s