rio-og-2016

Rio 2016: Saiba tudo oque vai acontecer na abertura das olimpíadas do Rio

Um espetáculo com a cara do Brasil preparou o Rio para a Cerimônia de Abertura de seus Jogos, que acontece na próxima sexta-feira. Quem tiver o privilégio de estar no Maracanã, vai se surpreender com uma viagem pelas florestas brasileiras, pela selva de pedra e pelos problemas climáticos.

A festa começa com um clamor pela paz. Após o gramado do estádio ser transformado em ondas, o símbolo pacífico ganha papel de destaque.

O Hino Nacional será na voz de Paulinho da Viola e dará início à viagem pelas florestas. Com a entrada dos índios, “os donos da terra”, seguidos pelos colonizadores, a natureza desbravada cede lugar aos prédios. E surge o principal cenário da cerimônia: um conjunto de várias edificações que lembra uma favela.

A “Garota de Ipanema”, música na voz de Tom Jobim, também será personificada no Maracanã — um papel que muito provavelmente será de Gisele Bündchen.

A personagem protagoniza uma das principais cenas do espetáculo, que não esconde as mazelas brasileiras: a Garota de Ipanema é abordada por um suposto pivete e um guarda dispara na perseguição ao infrator. Mas cabe a ela interceder pelo jovem e mostrar que, de mau, ele nada tem. É a deixa para o funk: “Rap da felicidade”. Aquele que diz: “Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci”.

Guerra de espadas, do maracatu, outros elementos da cultura brasileira e um texto nas vozes das atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench alertam para problemas mundiais.

No desfile dos atletas, com cada delegação precedida por uma pequena bateria de escola de samba, uma das principais novidades: os competidores plantarão uma muda, em um totem. Ao fim dos Jogos Olímpicos, uma floresta com 12 mil árvores será criada no Parque Deodoro.

O Comitê Organizador Rio-2016 informou que cerca de 30% do espetáculo não foram revelados, como a maneira que a Pira será acesa. Mas o que se viu no ensaio geral, ontem, foi uma festança que acaba em samba.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s