Antes mesmo de acontever, cena de abertura da Olimpíada com Gisele Bündchen causa polêmica


Parte dos espectadores que assistiram ao ensaio geral achou a cena, que parecia ser roubo, de mau gosto e preconceituosa

Na semana de início dos jogos olímpicos do Rio, uma cena que faz parte da cerimônia de abertura está causando polêmica.

Algumas pessoas que estiveram no ensaio técnico realizado no estádio Maracanã, no último domingo. Cerca de 13 mil pessoas, entre voluntários e convidados assistiram ao espetáculo. O show de abertura, com quase 5h de duração, contará com a participação da modelo Gisele Bündchen, desfilando ao som de ‘Garota de Ipanema’, do maestro Tom Jobim. Mas o que causou espanto foi o momento em que a top model parecia ser assaltada por um ator que, logo depois, fugiu de dois policiais.

Na sequência da cena, o jovem, após assustar a modelo e correr da polícia, se aproxima novamente da moça, que, dessa vez, o protege. No final, eles se abraçam e todos saem de cena felizes. Parte da plateia considerou a cena um assalto. Outros, acharam que houve preconceito com os meninos de rua.

Nas redes sociais, o cineasta Fernando Meirelles, um dos responsáveis pelo evento, negou a informação de que a cena é um assalto.

Mas isso não foi o que algumas pessoas interpretaram ao ver a apresentação. Netho Vidigal, vocalista do grupo Ernesto e Banda Show, assistiu ao evento. Ele destaca que a modelo (o ensaio foi feito com uma dublê) entra pela diagonal do campo e vai caminhando em direção a uma favela (cênica).

“Até aí tudo bem. Todos estão felizes em ter uma brasileira representando o nosso país. Mas mostrar um assalto não caiu bem, foi de mau gosto”, avalia o artista. “Tudo bem que essa é a realidade de quem vive no Rio. Mas num momento em que a cidade é o foco internacional, essa cena foi desnecessária. São mensagens que a gente não consegue entender. Tem que ter isso no roteiro? A polícia correndo atrás de um jovem. O que querem representar com isso?”, lamenta cantor.

O bailarino, coreógrafo e diretor Carlos Leça adorou o espetáculo. Mas garantiu que essa cena ele não usaria em um de seus trabalhos.

“Prefiro ir pelo lado cultural do que essa coisa política. Como diretor, não sei qual a visão que eles têm. Cada um quer dar o seu recado, o espetáculo não é só floresta Amazônica. Mas eu colocaria a nossa top entrando linda com uma canga e mandando um beijo para o público, como a Garota de Ipanema”, diz Leça, que também estava no ensaio.

Mas não é só essa surpresa. O espetáculo, que será apreciado por 3 bilhões de espectadores no mundo todo, também contará com o voo de um 14 Bis, a invenção de Santos Dumont, que atravessará todo o estádio, suspenso em um cabo. O evento apresentará um resumo da história do Brasil, da chegada dos colonizadores portugueses à urbanização das grandes cidades. No início, três caravelas cruzam o gramado, protegido por uma grande lona. Projeções e dançarinos em fantasias azuis, simulam o mar.

Segundo a assessoria de imprensa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, não trata-se de um assalto e, por ser um ensaio técnico, alguns quadros do espetáculo ainda podem mudar. A assessoria não revelou a mensagem da cena e disse que será uma surpresa. O prefeito Eduardo Paes não assistiu à apresentação e preferiu não opinar.

Procurada, a assessoria da bailarina e coreógrafa Deborah Colker, que é responsável pela coreografia, disse que a mesma ainda não pode falar sobre o show. Antes do ensaio geral da cerimônia de abertura, a apresentadora da Globo Glória Maria e o diretor de comunicação dos Jogos, Mário Andrada, pediram para o público: “Vamos manter o mistério”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s