Porque somente as produções da Globo concorrem ao Emmy Internacional

Embora e Rede Globo encha sua boca para anunciar as indicações de suas produções para concorrerem ao Emmy Internacional, o que ela não divulga é que ela mesma é uma das empresas que organizadoras e influentes na premiação.

Resultado de imagem para emmy internacional 2016

Qualquer que seja o resultado do Emmy Internacional, que vai ser anunciado nesta segunda-feira (21), convém esclarecer que, diferentemente do que sempre diz a Globo, não se trata “do Oscar da TV mundial”.

Leia também:  Imitando a Record, Globo também fará trama no universo medieval.

Oscar é dado pela Academia de Cinema, que hoje conta com cerca de 6,2 mil integrantes. Cada jurado vota nas categorias relacionadas à sua especialidade. Atores votam em atores, diretores em diretores, técnicos de som em técnicos de som e assim por diante. Todos podem votar na categoria de melhor filme. A votação é organizada e auditada por uma empresa especializada.

O Emmy, principal prêmio da indústria de TV americana, oferecido pela Academia de Televisão, tem um processo parecido. São cerca de 18 mil integrantes, que votam nas categorias diretamente ligadas às suas especialidades e, também, podem escolher os prêmios de “melhor programa”.

Tapete vermelho do Emmy Internacional

Já o Emmy Internacional, prêmio ao qual a Globo tanto se orgulha concorrer é escolhido, segundo a organização, por 600 pessoas, ao longo de um processo sobre o qual há bem pouca informação (veja aqui, em inglês).

Leia também:  “A Lei do Amor”, uma novela com mais problemas do que soluções.

Uma primeira fase acolhe as inscrições. Depois, ocorrem reuniões na sede das empresas que participam da organização. É a chamada “semifinal”. Este ano foram 27 reuniões, uma delas, segundo o colunista Mauricio Stycer do Uol, na própria Globo. A final se dá em setembro, os indicados são anunciados em outubro e o prêmio é revelado no final de novembro.

cvbb

Para que o Emmy Internacional fosse um “Oscar da TV mundial”, como repete a Globo, precisaria ter uma amplitude muito maior. A lista dos 27 “hóspedes” dos júris da semifinal (veja aqui) mostra que alguns importantes produtores participam do prêmio, mas está muito longe de refletir a quantidade e a variedade da produção de televisão realizada hoje no planeta.

Como podemos observar, o logo da Globo aparece entre os principais parceiros da premiação, oque torna a credibilidade e as constantes indicações das produções da emissora para a prêmição bastante duvidosos.

dfjj

Este ano, o Brasil lidera as disputas ao prêmio com sete indicações, seguido pelo Reino Unido, com seis. Entre os indicados estão Grazi Massafera e Alexandre Nero, por seus trabalhos em ”Verdades Secretas” (Walcyr Carrasco) e a ”A Regra do Jogo” (João Emanuel Carneiro), cujos autores também concorrem à estatueta. Estão igualmente na disputa o novo ”Zorra”, a minissérie ”Os Experientes” e o reality-show ”Adotada”, da MTV.

Leia mais em: MIX OU MISTO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s