“Novo Mundo” | Novela estreia com baixa audiência, mas chama atenção pela qualidade


A novela “Novo Mundo” estreou na noite desta quarta-feira (22) da Globo. Embora a trama tenha conseguidos índices -de audiência – abaixo do esperado, derrubando a audiência da emissora em alguns pontos, a nova trama das 18 horas conseguiu chamar a atenção de quem assistia a trama pela qualidade.

Chay Suede e Isabelle Drummond no primeiro capítulo da novela 'Novo mundo' (Foto: Ellen Soares/Gshow)

Figurinos; caracterizações e cenários devidamente impecáveis, a novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson e com direção artística de Vinícius Coimbra impressionou.

Leia também: “Big Brother Brasil” | Eliminado, Rômulo critica edição do programa.

Já no primeiro capítulo foi possível ter uma certa noção do que podemos esperar. Trata-se de uma produção de época, como muitas já produzidas pela emissora, mas demostrou um certo diferencial não somente na produção mas também no texto.

Resultado de imagem para novela novo mundo

No primeiro capítulo teve um pouco de tudo: Romance; aventura; perseguição; comédia, baile… tudo muito bem construído pelos autores.

Thereza e Alessandro souberam – à certo modo – contornar as armadilhas do inevitável didatismo que cerca a obrigação de apresentar tramas e personagens. A ação se dividiu em três pontas. Conhecemos a mocinha, Anna Millman (Isabelle Drummond), que acompanhará a princesa Leopoldina (Letícia Colin) ao Brasil. E seu numeroso entourage nessa empreitada, como Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes) e Piatã (Rodrigo Simas), o irmão de criação de Anna. Em outro vértice, estiveram Joaquim (Chay Suede) e Elvira (Ingrid Guimarães). Finalmente, há o núcleo que os espera no Rio, D. Pedro (Caio Castro) e sua família.

Resultado de imagem para novela novo mundo

O ritmo foi ágil, serviu para explicar a aventura, definir pelo menos um vilão (Thomas) e fazer disparar a aventura. O elenco no geral brilhou e o par central, Isabelle e Chay, um casal irresistível, fechou muito bem a noite, com a cena do primeiro encontro. Os figurinos suntuosos (Marie Salles), a cenografia (Paulo Renato e Marcia Inoue) da maior qualidade e o trabalho da produção de arte (Flavia Cristofaro) colaboraram para carregar o espectador para 1817, ano em que começa esse enredo.

Leia também: “O Rico e Lázaro” | Apesar da qualidade, novela da Record segue com audiência abaixo da média.

Vinícius Coimbra é um diretor talentoso e já mostrou, em “Liberdade, liberdade”, que domina bem as novelas de época. A fotografia (Alexandre Berra) é bonita, embora uma ou outra cena tenha sido escura.

Resultado de imagem para novela novo mundo

Apesar de tudo isso, a decisão de adotar sotaques atrapalhou o capítulo. Não foi só o português de Portugal. Houve uma Babel de acentos, do alemão ao italiano. Esse recurso atrapalhou a comunicação, agiu como uma demão de tinta artificial no texto. Não precisava. Como disse e repetiu o personagem de Gabriel Braga Nunes ao falar sobre Elvira: “Não consigo compreender o que ela diz”. Porém, é algo fácil de se resolver, afinal, estão todos partindo para uma vida nova e terão um idioma comum. É caso de torcer para todos os personagens aprenderem rapidamente a falar português. No mais, “Novo Mundo” merece toda a nossa atenção.

Leia mais em: MIX OU MISTO

Anúncios

Um comentário sobre ““Novo Mundo” | Novela estreia com baixa audiência, mas chama atenção pela qualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s