Plágio | Programa de Patrícia Poeta estreia sob suspeita de plágio e com guerra nos bastidores


Os bastidores das produções de televisão sempre estão cheios de mistérios quanto à seus formatos. Como diria o velho guerreiro Chacrinha, ” em televisão nada se cria… Tudo se copia”.

Resultado de imagem para 'Sewing Bee'

Esse pode ser a mais nova polêmica envolvendo o Grupo Globo, que costumeiramente é acusada de copiar produções não somente nacionais, mas principalmente internacionais sem comprar os direitos de produção destas.

A bola da vez é o programa da jornalista Patrícia Poeta, o “Caixa de Costura”, que estreia no próximo dia 3, no canal pago GNT.

Prestes à estrear o programa, a Globosat (GNT) vê-se envolvido em uma grande polêmica com a inglesa BBC.

Contratada pelo GNT para produzir o formato, a produtora Cygnus se meteu em uma encrenca com a inglesa BBC, que alega que o programa de Poeta é cópia de um formato seu, o ‘Sewing Bee’ (Costura), criado em 2013.

O programa é um reality show da BBC onde costureiros amadores competem para apenas um ser nomeado “o melhor costureiro da Grã-Bretanha”.

Nos bastidores, segundo a colunista Keila Jimenez do Portal R7, é fato que a GNT e Cygnus já foram notificadas pela BBC e que devem ser processadas por plágio.

A produtora Cygnus e a inglesa BBC já foram parceiras. A Cygnus quase representou a BBC e os formatos da mesma no Brasil. Nesse processo de namoro, a Cygnus provavelmente teve acesso aos produtos da BBC, os quais iria comercializar, revender, representar no país.

O programa “Bake Off Brasil” (da BBC), exibido SBT, foi o começo dessa união. Cygnus e BBC estavam juntas no reality culinário da emissora de Silvio Santos. Estavam. A relação azedou, uma possível representação também, e a separação não está sendo nada amigável.

Daí vem a acusação da empresa britânica. Para a BBC, o “Caixa de Costura” de Patrícia Poeta é “Sewing Bee” plagiado. Com uma mudança aqui, outra acolá só para disfarçar.

Oficialmente, a Cygnus diz que não é dona do formato “Caixa de Costura”, que apenas foi contratada pela Globosat para produzir, e que “programas de costuras” são “programas de costura”, como assim como existem os talk shows. Trata-se de um gênero de atração. Não há plagio.

Apesar das justificativas e embora a BBC e a Globosat ainda não tenha se pronunciado oficialmente, a confusão deve ir parar na justiça.

Leia mais em: MIX OU MISTO

Anúncios

Um comentário sobre “Plágio | Programa de Patrícia Poeta estreia sob suspeita de plágio e com guerra nos bastidores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s