Intérprete de Nonato, Silvero Pereira se destaca em ‘A Força do Querer’


Ator vive Nonato, que de dia trabalha como motorista do homofóbico Eurico (Humberto Martins) e à noite vira a travesti transformista Elis Miranda

Verdade seja dita. Com um bom texto e uma boa história não somente os protagonistas se destacam, mas personagens que teoricamente seriam somente pano de fundo acabam ganhando destaque. É isso o que podemos constatar em “A Força do Querer”, novela de autoria de Glória Perez, atualmente no ar no horário das 21 horas da Rede Globo.

Resultado de imagem para nonato em a força do querer
Silvero como a transformista Elis Miranda, de “A Força do Querer”.

Em meio a inúmeros destaques, um em especial tem chamado a atenção e gerado grande empatia entre os telespectadores. Trata-se de Nonato, personagem interpretado divinamente pelo até então desconhecido ator Silvero Pereira.

Silvero Pereira é filho de pai pedreiro e mãe lavadeira. Aos 13 anos, quando saiu da casa dos pais, no sertão cearense da cidade de Mombaça, Silvero queria uma vida melhor na capital, Fortaleza.

“Meus pais sempre acreditaram mais na minha capacidade e integridade do que se preocuparam com meus desejos. Eles representam, pra mim, uma grande força, enquanto pessoas que enxergam mais as qualidades do que aquilo que se espera que os outros sejam”, frisa o ator de 35 anos, que vive Nonato, que de dia trabalha como motorista do homofóbico Eurico (Humberto Martins) e à noite vira a travesti transformista Elis Miranda.

Para quem acha que Silvero surgiu no nada engana-se. Já são mais de 20 anos de carreira nos palcos.

O convite para viver o Nonato surgiu após a autora Glória Perez assistir à peça ‘BR-Trans’ e se comover com a interpretação de Silvero. Os dois iniciavam ali uma parceria que seria concretizada com um convite para estrear na TV. “A Gloria (Perez) escreve a novela sozinha. Mas ela é muito generoa e, quando tem alguma dúvida sobre termo ou colocação, ela me chama no WhatsApp”, acrescenta Silvero.

Mas Elis Miranda terá uma reviravolta e será reconhecida como grande artista? “Isso só a Gloria pode responder”, desconversa ele, aos risos em entrevista ao Jornal O Dia.

FOME E PRECONCEITO

Sobre como é para a família vê-lo na TV diariamente, o ator é categórico. “Meus pais me têm como um herói, como alguém que enfrentou fome, pobreza e todas as dificuldades, mas que lutou pelo estudo e pelo desejo de transformar as dores em potência”, derrete-se.

Ator como Nonato, motorista do homofóbico Eurico (Humberto Martins)

“Sofri preconceito de diversas formas. A violência verbal sofri a vida toda. Viado, gay, traveco, bichona, puto… Todas essas palavras eu ouvi a vida inteira em diferentes lugares”, lembra Silvero, que nunca foi agredido fisicamente. “Mas, hoje, é muito importante reconhecer que, quanto mais essas palavras forem motivos de orgulho, mais elas serão transformadas em potência e vitórias. Se tenho uma placa de trânsito com um cervo tatuado em mim é um protesto para dizer: meu corpo, minhas regras, meu orgulho, ou seja, isso não me ofende!”, apregoa.

TORCIDA PARA PERSONAGEM

Desde que estreou na novela, os fãs têm aumentado. “Estou bem feliz com a repercussão. Principalmente por ser o meu primeiro trabalho na TV e pela oportunidade de mostrar duas facetas como ator: o Nonato e a Elis Miranda”, frisa ele, cujos seguidores do Instagram saltaram de 10 mil para mais de 48 mil.
Silvero explica que 99% das abordagens que recebe são muito afetuosas. “Além disso, tem a torcida para que o meu personagem tenha um affair com a Biga (Mariana Ximenes) ou com o Eurico. Tem gente que xinga e que quer provocar. Mas tem muito mais gente a favor do que contra”, vibra.

Silvero em show como Elis Miranda.

SEM RÓTULOS

Silvero é avesso a rótulos. “Acredito que classificar é uma necessidade de uma sociedade leiga, que precisa ficar encaixotando as pessoas para tentar compreendê-las. Porém, mais importante que compreender é aceitar e respeitar a diferença”, ensina. “Eu não quero ter a obrigação de me definir. Quero ter a felicidade de ser e me sentir bem com isso. Logo, rótulos ou definições não estão na minha construção enquanto pessoa”, arremata. Um sonho? “De que o mundo seja mais tolerante. Que possamos viver numa sociedade em que deixar viver e admirar a felicidade do outro em ser seja mais importante do que obrigá-lo a definir-se”, torce.

IMPORTÂNCIA SOCIAL

Assim que chegou à Globo, Silvero conta que estava assustado. “Queria dar conta do recado. O personagem tem importância social. Não apenas entretenimento, mas questionar e trazer o diálogo para a sociedade e consequentemente menos violência nas ruas”, deseja.

Resultado de imagem para nonato em a força do querer

O cearense lembra que uma das cenas mais comentadas da novela foi a que Elis Miranda relembrava a agressão que sofreu do irmão, quando descobriu que ela fazia show. As sequências foram inspiradas no assassinato da travesti Dandara dos Santos, apedrejada e morta a tiros em fevereiro deste ano, em Fortaleza (CE). “Estávamos preocupados em passar verdade, e que a cena ficasse comovente. E que olhassem para aquilo ali (violência) e enxergassem a crueldade que é o fato de não aceitarmos a liberdade do outro”, salienta.

Resultado de imagem para nonato é agredido em a força do querer

Silvero explica que ficou bem emocionado durante a gravação. “Fiquei deitado no chão. Gravava e regravava. E ali, no chão, me vinham histórias de pessoas que eu conheço e que sofrem para sobreviver. Sem falar nas centenas de pessoas que foram assassinadas no Brasil, devido à discriminação e à orientação sexual”, lamenta.

De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2016 foram assassinados 343 lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTTT ou LGBTs). E até o começo de maio deste ano, foram 117 vítimas fatais. Ainda de acordo com o GGB, a cada 25 horas um LGBTTT é assassinado. “É preciso acabar com isso”, deseja o ator.

Leia mais em: MIX OU MISTO

Deixe um comentário

